Valores Próprios

[:pt]Paulo Rosado lembra lições aprendidas na OutSystems no primeiro dia da SET[:]

[:pt]set1

Começou esta segunda-feira mais uma edição da SET – Semana Empresarial e Tecnológica, que durante cinco dias dinamiza palestras, workshops e apresentações de empresa no campus Taguspark.

Paulo Rosado, CEO da OutSystems, foi o responsável pela primeira palestra do dia, intitulada “10 learning moments from the OutSystems story”: ao longo de cerca de uma hora, o empresário falou sobre a história da empresa, criada em 2001, e sobre os desafios encontrados. “Na OutSystems temos a regra do porquê: é proibido fazer o que quer que seja se não soubermos por que razão o estamos a fazer”, afirmou Paulo Rosado, acrescentando que, só assim se consegue passar a todos os funcionários “o propósito” da empresa.

O CEO da OutSystems lembrou que o sucesso das empresas depende de “endereçarem uma dor”: “O problema típico dos engenheiros é terem uma solução à procura de um problema, o que cria empresas muito fracas”, explicou. “As empresas bem-sucedidas têm uma solução para uma dor, um problema, que afeta muita gente.”

Paulo Rosado falou ainda sobre a relação entre inovação e o problema de escalar um produto, destacando que “a inovação não pode ser esmagada pela besta que está a correr [o escalonamento de um produto]” mas que, em sentido contrário, “muita inovação provoca uma disrupção na escala”. “Tem que haver um enorme equilíbrio entre inovação e escala.”

Finalmente, Rosado abordou também a necessidade de ter um “grande ego” equilibrado com “uma dose generosa de humildade”, e de saber aceitar os conselhos certos. “Quando ouvimos o conselho tentamos desconstruir o modelo de negócio que está por trás e saber se se aplica a nós.”[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.