[:pt]Pitch Bootcamp no Técnico para ensinar a pensar sobre o mercado de trabalho[:]
O Pitch Bootcamp, um programa de dois dias da Spark Agency destinado a estudantes universitários e recém-licenciados que pretende ensinar a pensar sobre mercado de trabalho, esteve no Técnico no último fim-de-semana, dando a oportunidade a dezenas de alunos de se valorizarem como “produto” para o mercado.
Tânia Delalande, uma das responsáveis pelo evento, explica que o objetivo é que, desde o primeiro momento, os participantes se “pensem e conheçam a si próprios”, e que “olhem para a sua carreira como um negócio”. “Este é um processo de autodescoberta, através de vários exercícios, para que depois eles possam ter massa para trabalhar o seu pitch (discurso de apresentação), a sua entrevista…”
Ao longo dos dois dias, os futuros engenheiros trabalham aquele que é o seu produto (eles mesmos), com exercícios que pretendem trazer-lhes mais confiança e conhecimento: sobre si próprios, os seus clientes e o mercado de trabalho em que se inserem.
Exercícios sobre o seu currículo (“formação, experiência profissional e outras atividades” ou “números e resultados” foram apenas algumas das atividades propostas), de treino do pitch ou de conhecimento do cliente ocuparam todo o primeiro dia. O segundo foi dedicado sobretudo à interação com nomes sonantes do mercado de trabalho, potenciais empregadores e sessões de pitch.
Luís Mira Amaral (Banco BIC), António Pita de Abreu (EDP), João Taborda (Embraer), Mário Lino Correia (Iguarivarius), João Bento (EFACEC), João Melo (CTT) ou Luís LEon (Deloitte) foram apenas alguns dos presentes nas sessões dedicadas à apresentação dos participantes, que se mostraram mais confiantes do que no primeiro dia.
“Lembrem-se: as empresas querem-vos porque vocês são diferentes do que aquilo que eles já têm. Aos 22, 23 anos, vocês são sexy, são cool. Se quem vos ouvir perceber aquilo que procuram e se gostar de vocês, ajuda-vos de certeza – na sua empresa ou noutra qualquer”, destacou Miguel Gonçalves, outro dos responsáveis pela ação.[:]