[:pt]Portugália Airlines na Semana de Aero[:]
[:pt]A Semana Aeroespacial 2013, que decorre no Instituto Superior Técnico até ao próximo dia 12, contou com a presença de alguns membros da PGA – Portugália Airlines, que na terça-feira foram responsáveis por duas sessões: uma palestra de apresentação da companhia, onde foi focada a manutenção de aeronaves, e um workshop dedicado ao Safety Management System utilizado pela empresa.
Miguel Vaz Pinto, diretor de manutenção e engenharia, foi o orador da primeira sessão. Sempre focado em fazer uma preparação para o workshop da tarde, começou por fazer uma apresentação da história da empresa, que agora é parte integrante da TAP, para passar rapidamente à caracterização da sua frota.
Depois, abordou o sistema de gestão de risco, lembrando que “não há um voo 100% seguro, temos que fazer tudo para diminuir o risco ao máximo”. Ainda assim, considera que “fazemos exatamente a mesma gestão quando saímos de casa, podemos sempre ser atingidos por um satélite”.
No final, o antigo aluno do IST não deixou de lembrar que, em relação aos quadros, “o Técnico continua a ser garantia de qualidade”, mas deixou o aviso de que nem tudo é fácil. “Do ponto de vista técnico, não terão qualquer problema em trabalhar na manutenção de aeronaves. O problema será a integração numa empresa”, para a qual não estão preparados, avisa Miguel Vaz Pinto. A solução? Fortalecer a parceria entre a Escola e a PGA, com a “implementação de um programa de estágios, por exemplo”.[:]