Valores Próprios

[:pt]”Precisamos de mais projetos portugueses”[:]

[:pt]O Salão Nobre acolheu, no passado dia 11 de dezembro, o evento comemorativo dos 20 anos do programa LIFE em Portugal, organizado pela WW4ENVIRONMENT, que contou com a presença de representantes da Comissão Europeia, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de 15 projetos nacionais cofinanciados pelo programa.

O evento marcou os 20 anos do programa LIFE em Portugal

Apesar do ambiente festivo, não deixaram de ser apontadas algumas falhas à implementação do LIFE em Portugal. “Nós sabemos a situação difícil do país, sabemos do problema da falta de fundos, mas os investigadores portugueses têm que ser mais ativos neste programa”, lembrou Alban de Villepin, coordenador europeu do LIFE. “Dos 3200 projetos que o programa cofinanciou desde a sua criação, em 1992, só 137 são portugueses. Precisamos de mais.”

Ao longo de todo o dia, os vários participantes subiram ao palco para apresentar os seus projetos, abordando variadíssimos temas, como o tratamento de águas ou o desenvolvimento do setor têxtil, passando pela preservação de habitats e espécies. Curiosamente, notou-se a preponderância de planos de ação na região da Madeira – três dos 15 projetos apresentados atuam nesta zona.

“A participação num programa internacional deste tipo, em que o objetivo é preservar recursos e defender valores que são importantes para todos os países como um todo, é fundamental. É como participar na I Divisão de um campeonato, concorrer com os melhores e para fazer ainda mais, em vez de nos cingirmos às facilidades dos concursos nacionais”, lembrou Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.