[:pt]Professor Abreu Faro homenageado na Academia das Ciências[:]
No dia 19 de fevereiro realizou-se, na Academia das Ciências de Lisboa, uma Sessão Académica de Elogio Histórico ao professor Abreu Faro, da responsabilidade do professor Carlos Salema.
“Cumpro hoje uma missão tão grata como difícil”, começou por dizer o docente. “É uma honra que não mereço e uma responsabilidade que não enjeito (…) falar sobre o grande professor que foi Abreu Faro.”
“Penso que me autorizam a recuar 50 anos e contar as minhas memórias como aluno: (…) confesso que fiquei fascinado. O entusiasmo, a empatia, a paixão pelo que ensinava e o modo como o fazia atraíam todos os alunos”, lembrou Carlos Salema. “As suas disciplinas marcavam para a vida”, continou, antes de lembrar o contacto que teve com o professor Abreu Faro ao longo do seu percurso profissional e resumir: “Foi o responsável por uma verdadeira Escola de Telecomunicações no Técnico”.
Aproveitando a oportunidade, a comissão organizadora do ano Abreu Faro no Técnico associou-se ao evento, divulgando os vencedores da primeira edição do Prémio Professor Abreu Faro, que distingue os melhores alunos de Doutoramento nas áreas das Telecomunicações, Eletrócnica e Computadores. Este ano, o primeiro prémio foi entregue a Filipa Prudêncio (“Revisiting bi-isotropic media: new analytical and geometrical approaches”), e a Menção Honrosa foi atribuída a João António Sacramento (“Efficient storage and retrieval of memories in neutral networks”).
Na mesma altura foi inaugurada uma exposição virtual sobre a vida e obra do professor Abreu Faro.[:]