Valores Próprios

[:pt]Programar, soldar e construir comboios: uma semana na universidade[:]

[:pt]verao ulisboa

A segunda semana do Verão na ULisboa chega ao fim esta sexta-feira, depois de cinco dias dedicados aos alunos do 3.º ciclo. Programação, impressão 3D, drones ou arquitetura foram apenas algumas das áreas que os alunos puderam experimentar, numa semana em que não faltou também uma ida ao Museum Nacional de História Natural e da Ciência.

Francisco, de 13 anos, foi um dos participantes deste ano. No futuro, quer ser piloto – a mãe quer que ele “vá trabalhar para a NASA” – mas, agora, diverte-se a fazer comboios numa das atividades, a competição de engenharia. Juntamente com Mariana, Pedro e André, todos de 14 anos, construiu o primeiro que anda realmente, entre todos os participantes nesta semana.

“Tivemos imensas ideias”, começa por dizer André. “Mas ao mesmo tempo sabíamos que isto tinha que ser tudo muito bonito, queríamos ter o maior número possível de pontos”, interrompe Francisco, com a excitação própria de alguém que está a fazer o que gosta, e sair-se bem. Mais experiência, menos experiência, perceberam que um monocarril era a melhor solução. Com rolhas (as rodas) no meio, e palitos, escondidos dentro de palhinhas, para dar estabilidade, estava feito o primeiro comboio funcional da semana.

“Faz o percurso direitinho nos carris, e ainda faz um 360º no final – é um exibicionista”, continua a dizer o futuro piloto ou engenheiro da NASA. “Vamos chamar-lhe marota, boa?”, brinca Pedro. “Como é cor-de-rosa…”

Antes de chegarem à competição de engenharia, passaram pelas atividades de engenharia civil, onde construíram uma ponte com pauzinhos e experimentaram fazer um edifício que resistisse a sismos, e da S3A, onde construíram um drone… “Nessa não ganhámos nada, uma seca”, diz André.

Aqui, na atividade baseada em várias competições do BEST – Board of European Students of Technology, um dos núcleos de estudantes do Técnico, são heróis. “Confesso que fiquei surpreendido por ter corrido tão bem”, resume Francisco.

Outros preferem aprender a programar, perceber como funciona uma impressora 3D, construir um papagaio de papel que realmente voa ou fazer experiências de Engenharia Química e Engenharia Biológica. A semana é pensada para todos os gostos e, sexta-feira, os rostos estão felizes – e cansados.

O Verão na ULisboa, que substitui o anterior Verão na Técnica, é uma atividade de verão para alunos do 3.º ciclo e secundário, organizada pela Universidade de Lisboa. Além do Técnico, participam 13 outras escolas da Universidade.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.