[:pt]Quinta-feira de “micro-foguetões”[:]
[:pt]A Semana Aeroespacial 2013 continua, no IST, a dar animação aos alunos que nela participam. Esta quinta-feira foi a vez dos participantes terem a oportunidade de construir e lançar um modelo funcional de um foguetão na alameda da Escola.
O workshop de “construção de rockets”, como foi apelidado, ocupou o Laboratório de Engenharia Aeroespacial durante toda a manhã. Ao todo, foram cerca de dez os participantes “introduzidos nos princípios básicos da construção e da física de voo de um micro-foguetão”.
“Este workshop é completamente introdutório, para pessoas que não sabem absolutamente nada sobre foguetões”, explica um dos organizadores. Essa vertente ‘básica’ permitiu que não fossem só alunos de Aeroespacial a estarem presentes – Engenharia Mecânica, por exemplo, também teve representantes neste mini-curso.
Enquanto “houver material”, os erros são bem-vindos, é com eles que se aprende. Por isso, quando um dos estabilizadores é lixado no lado errado, não faz mal. “Eu quero que aconteça um desastre quando o lançarmos, também é giro de se ver”, brincam.
São cerca de três horas a construir um pequeno foguetão que, aproveitando a tarde em que o sol começa a brilhar, são lançados na alameda do IST. Um dos núcleos de alunos da Escola, a S3A, junta-se à festa e aproveita para também lançar o seu modelo.
O primeiro lançamento decorre sem qualquer problema: com o espaço liberto, o rocket é lançado no ar e, diz quem sabe, alcança cerca de 200 metros. Os seguintes, pelo contrário, demoram a voar, aparentemente por mau contacto dos ‘fusíveis’. Ainda assim, no final, são cinco lançamentos bem-sucedidos dos foguetões, que aterram nos arredores do Instituto Superior Técnico.
A Semana Aeroespacial 2013 termina na sexta-feira, dia 12, depois de cinco dias de palestras, workshops e exposições.[:]