[:pt]Renato Braz, o engenheiro que criou a camisa perfeita[:]
“Não sou o primeiro nem serei o último a divergir completamente a sua carreira da área de formação.” As palavras de Renato Braz, antigo aluno de Engenharia Mecânica no Técnico, refletem o lema que se vive por estes dias: o que importa é uma boa formação, e o que se faz com ela depois logo se vê.
No caso de Renato, o que se viu foi uma nova empresa dedicada a fazer a “camisa perfeita”. Slägen & Zonen é o nome do projeto que o juntou a João Paulo Rodrigues, um “jovem alfaiate português”, para criar um produto feito à medida em que o cliente não precisa de se deslocar até à loja, podendo agendar a prova para o local de trabalho, por exemplo.
“Sempre desejei lançar a minha empresa”, explica o empreendedor, referindo que esta ideia parecia ter maior probabilidade de sucesso. “É muito gratificante construir algo do zero absoluto. Todas as decisões que tomamos contam e é interessante a sensação de que o nosso futuro está totalmente nas nossas mãos.”
As camisas da Slägen & Zonen – Slägen é o nome de uma musa nórdica que inspirou um dos sócios – são feitas num processo semi-tradicional, com tecido de alta qualidade mas de produção totalmente nacional, no norte do país, e cada uma é única, feita especificamente para cada cliente.
Admite que a carreira está longe da formação que teve no Técnico, mas lembra que “os engenheiros do IST sempre foram muito ecléticos”. “Penso que esse facto é uma das forças da escola”, acrescenta.
Aliás, a própria escolha do Técnico, e do curso de Engenharia Mecânica, teve pouco que ver com amor à engenharia: “Fui para o IST porque queria ter uma boa formação, que me ensinasse a pensar e que fosse uma espécie de «selo de garantia» perante as empresas”.[:]
Por experiencia posso garantir que são optimas camisas!
Obrigado Ricardo!