Valores Próprios

[:pt]”Ser aluno do IST é uma coisa única”[:]

[:pt]

No dia 25 de Maio, o campus da Alameda do Instituto Superior Técnico foi o palco do IV Dia da Graduação, onde os diplomados que concluíram um curso de mestrado (de ciclo integrado e 2.º ciclo) no ano letivo de 2011/2012, ou um programa de doutoramento em 2012, participaram numa cerimónia solene de entrega dos diplomas.

A sessão, que decorreu no Salão Nobre e contou com a presença de mais de 120 (agora antigos) alunos do Técnico, foi aberta pelo presidente da Escola, professor Arlindo Oliveira, que falou com orgulho dos graduados. “Ser aluno do IST é uma coisa única. Vocês aprenderam a pensar, construir e executar coisas, e são vocês que vão continuar – como os engenheiros têm feito até agora – a mudar o mundo, de forma cada vez mais rápida.”

O professor lembrou ainda que o Técnico estará sempre “à disposição” dos antigos alunos, para “estudar e desenvolver tecnologias que ajudem a sociedade”, e deixou ainda um conselho: “Não descurem a rede de contactos que aqui fizeram”.

O engenheiro Francisco Sánchez tomou a palavra em seguida, abordando diversos temas pertinentes, num dia que, apesar da festa, “pode servir para fazer alguma reflexão”. Apesar disso, o presidente da Associação dos Antigos Alunos do IST focou-se no trabalho dessa associação, lembrando que a partir daquele dia, os graduados “são antigos alunos do IST, e esse estatuto já não vão perder”.

Eduardo Pereira, vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, encerrou a sessão, com um discurso de cariz político, em que apelou à participação destes diplomados na sociedade: “A vossa participação cívica e política para o desenvolvimento do país é fundamental – vocês são importantes cá dentro, no país”.

O professor lembrou ainda a “influência dos engenheiros formados no Técnico” para o “progresso do país, ao longo dos anos”, tal como era intenção do fundador da Escola, Alfredo Bensaúde: «O Instituto Superior Técnico foi criado com o intuito de fornecer ao país engenheiros que possuam não só o saber, mas também as qualidades necessárias para que, prosperando na vida profissional, contribuam ao mesmo tempo para o nosso progresso económico».

Depois da cerimónia, os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir a atuações da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, TFIST, e da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, TUIST.

[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.