Valores Próprios

[:pt]SINFO: Minh Le é atração principal em dia dedicado aos videojogos[:]

[:pt]SINFO2015_day2__132

Minh Le, co-criador do famoso videojogo Counter-Strike, foi a atração principal do segundo dia da SINFO – Semana Informática do IST, dedicado especialmente aos videojogos.

A palestra, que durou cerca de uma hora perante um Centro de Congressos totalmente cheio, focou-se nos “desafios” que Le encontrou ao longo de 20 anos de carreira. “Uma das lições mais importantes que aprendi foi a envolver a comunidade de jogadores desde muito cedo”, explicou o game developer. “Essa foi provalmente a razão para o Counter-Strike ter tido tanto sucesso e ter crescido tanto.”

Outros conselhos dados por Le? “Têm que ter ferramentas fáceis de usar pelos developers – se perdem dias a explicar-lhes como usar as ferramentas de trabalho, não vão ser bem-sucedidos. (…) Também é importante perceber o feedback dos utilizadores: a maior parte das pessoas não sabe do que fala e o feedback não é muito específico. O feedback dos utilizadores é algo que temos que saber filtrar.”

Finalmente, Le lembrou também a importância de ter um “ambiente de teste” adequado para o período de pré-lançamento do jogo. “Na altura éramos só dois, e não testávamos nada antes de lançar as novas versões. Era ridículo lançar coisas que não tinham sido devidamente testadas.”

Mesmo antes de acabar, no entanto, o developer lembrou o fundamental: “A coisa mais importante que podem fazer é identificar o ‘core’ do jogo e fazê-lo divertido. Preocupem-se com o resto, os gráficos e os acessórios, só depois de terem a certeza que o jogo é bom só por si”.

Antes da palestra de Minh Le, a organização da SINFO preparou um debate sobre as “Implicações socio-políticas de um sistema bi-partidário” na área dos videojogos, que contou com a participação de Ricardo Flores Santos (Biodroid), Nuno Barreto (Titan Forged Games), Nuno Folhadela (Bica Studios), Filipe Pina (Nerd Monkeys), Sérgio Varanda (Miniclip) e Hélder Pinto (Blizzard), e moderação de Pedro Moreira Dias (Salão de Jogos/RFM).[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.