[:pt]Técnico integra rede europeia de excelência e inovação em lasers[:]
[:pt]A rede europeia LASERLAB-EUROPE – consórcio que reúne as principais organizações europeias que utilizam lasers para investigação – entrou numa nova fase que se estende de 2015 a 2019. O financiamento, atribuído através do programa Horizonte 2020 num concurso extremamente competitivo, atinge os 10 milhões de euros. A participação portuguesa é assegurada pelos dois principais laboratórios nacionais que utilizam lasers, situados no Instituto Superior Técnico (IPFN) e na Universidade de Coimbra (CLL).
Os lasers são ferramentas importantes nas tecnologias atuais, na medicina e na investigação. Em particular, o desenvolvimento de lasers avançados tem recentemente conhecido avanços notáveis, tanto ao nível das tecnologias laser como das suas aplicações inovadoras. A tecnologia baseada em lasers é uma peça-chave para a inovação numa grande diversidade de aplicações e produção em muitas áreas da sociedade contemporânea, contribuindo de forma substancial para o crescimento económico.
Uma das aplicações mais promissoras dos lasers está na sua aplicação às ciências da saúde: com o envelhecimento da população e o consequente aumento de necessidades em termos de acesso a cuidados médicos, diversas técnicas inovadoras de imagem e diagnóstico baseadas em laser permitirão uma deteção precoce de doenças. Neste contexto, os membros do consórcio LASERLAB-EUROPE estão a estudar novas técnicas e ferramentas para microscopia avançada, dispositivos biomédicos e novos tratamentos, a desenvolver biossensores, bem como a implementar o uso terapêutico feixes de protões criados por laser para radioterapia.
Os laboratórios participantes, que incluem 33 infraestruturas de 21 países, cobrem a investigação em lasers e aplicações em praticamente todos os grandes domínios da ciência e da tecnologia, em particular em áreas de grande impacto industrial e social, como Bio e Nanofotónica, Ciência dos Materiais, Física, Química, Biologia e Medicina.
Portugal tem dois membros nesta rede de excelência: o Instituto Superior Técnico, através do seu Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), é especialista na desenvolvimento e utilização de lasers de muito elevada potência e no estudo experimental e computacional das aplicações desta tecnologia para geração de novas radiações e feixes de partículas. Na Universidade de Coimbra opera o Coimbra LaserLab (CLL), um laboratório equipado com uma vasta gama de lasers avançados para o estudo de reações químicas iniciadas por luz, com aplicações em medicina, sensores, materiais e outras áreas.
Além de participarem no LASERLAB-EUROPE, os laboratórios laser operados por ambas as equipas foram também recentemente selecionados no âmbito do Roteiro Nacional de Infraestruturas de interesse estratégico, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em resultado deste reconhecimento, foi criada a nova infraestrutura distribuída Laserlab-Portugal, que congrega o Laboratório de Lasers Intensos do IPFN e o Coimbra LaserLab, e que coloca à disposição de investigadores nacionais um conjunto de equipamentos laser de vanguarda, através de um programa de acesso agora em desenvolvimento.
Com início em dezembro de 2015, esta edição do consórcio LASERLAB-EUROPE estende-se pelos próximos quatro anos. Mais informações junto do Laserlab Europe.[:]