[:pt]TEDx volta ao Técnico[:]
[:pt]
O Instituto Superior Técnico voltou a ser, desta vez no campus da Alameda, o palco para mais um TEDx, cujo objetivo é “disseminar boas ideias”.
Depois de, em fevereiro, ter sido organizado o TEDxIST, no campus do Taguspark, a última terça-feira foi dedicada ao TEDxIST Alameda, que decorreu durante todo o dia no Salão Nobre, e trouxe até ao Técnico uma enorme diversidade de oradores.
Eric Drexler, considerado por muitos o “pai da nanotecnologia” e Amy R. Pritchett, diretora do Cognitive Engineering Center, foram os dois ‘cabeças de cartaz’ da jornada, com apresentações dedicadas ao futuro da civilização e ao design de máquinas para especialistas, respetivamente.
Para Drexler, é “tempo de mudar a conversa sobre o futuro”, e perceber que esse passará, necessariamente, por uma revolução das bases materiais da civilização. A nanotecnologia, por exemplo, assumirá um papel fundamental, já que “aumenta exponencialmente” a capacidade de processamento das matérias.
Pritchett, por sua vez, falou daquilo que considera a sua paixão: “desenhar máquinas para especialistas”. “Num momento em que a automação assume um papel cada vez maior na nossa sociedade, é necessário pensar num novo modelo para as máquinas”. Para a antiga piloto, o objetivo não é que a máquina “passe a tomar decisões por si”, mas antes que replique “as intenções do especialista”, que já fazem um trabalho “melhor do que qualquer máquina poderia fazer”.
Além dos dois norte-americanos, as sessões contaram com a presença de inúmeros estudantes de várias Universidades do país, que abordaram temas tão distintos como a promoção dos Açores, a monitorização do leite de vaca ou sistemas para testar as reações de um condutor.
Também os momentos musicais não faltaram, com Carlos Sanches a apresentar um ‘recital’ de guitarra portuguesa, e João Barradas a trazer o acordeão para o Salão Nobre. O resto do dia foi preenchido com algumas das tradicionais TED Talks, de Gary Greenberg, Max Little e David Pogue.
O TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados que reúnem pessoas para partilharem uma experiência ao nível do TED, que segue a máxima “ideas worth spreading”. O objetivo do TEDxIST é trazer o espírito TED para a comunidade e atrair membros que queiram partilhar uma experiência única.
Esta sessão contou com o apoio do programa American Corners Portugal e da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.[:]