[:pt]”Todos os anos o Técnico renova-se, em setembro, com a chegada de 1500 novos alunos”[:]
A cerimónia oficial de receção aos novos alunos decorreu esta segunda-feira no Salão Nobre do Técnico, e contou com a presença dos vice-presidentes do Técnico, professor Rogério Colaço e professor Jorge Morgado, da presidente do Conselho Pedagógico, professora Raquel Aires-Barros, e do vice-presidente aluno, João Ribeiro, e ainda do presidente da Associação dos Estudantes, Rodrigo do Ó.
“Esta é uma nova fase da vossa vida, e penso que é um orgulho para todos vocês estarem aqui neste dia”, começou por dizer a professora Raquel Aires-Barros, lembrando que estes serão anos de “muito trabalho”, mas que é fundamental garantir “um equilíbrio” entre a vida no Técnico e fora dele. “Só assim vão conseguir ter sucesso em todas as áreas da vossa vida.”
João Ribeiro falou de seguida: “Aquilo que me faz continuar no Técnico é um sentimento de pertença, um sentimento de que esta é uma casa diferente das outras. Falem com os vossos colegas, que agora começam o caminho noutras escolas, e comparem aquilo que aqui temos com o resto”, afirmou.
O professor Jorge Morgado, vice-presidente do Técnico para os assuntos académicos, focou o seu discurso no papel que a escola deve ter “na formação” dos alunos. “Hoje, além de formarmos pessoas fortes para o mercado de trabalho tradicional, queremos formar pessoas que tenham a capacidade de criar o seu próprio emprego”, disse. “Para terem sucesso nos novos desafios têm que estar preparados.”
No final da sessão, o professor Rogério Colaço tomou a palavra. “Todos os anos o Técnico renova-se, em setembro, com a chegada de 1500 novos alunos. É a chegada destes novos alunos que permite que uma escola tão antiga, com 104 anos, seja sempre nova. Para vocês, este é o início de uma vida nova”, afirmou. “Esta é a entrada num mundo totalmente diferente, em que o colega do lado traz uma diferença totalmente diferente da vossa. Aproveitem-na. Os colegas e amigos que fizerem aqui vão fazer parte do vosso caminho, para sempre.”
O docente aproveitou ainda o momento para dizer “a única coisa” que ainda não tinha sido dita: “De que trata o Técnico? De uma coisa muito simples – tecnologia. E a tecnologia é o conhecimento técnico aplicado ao bem-estar social. É o que fazemos e tentamos ensinar, e é isso que vão aprender aqui e fazer no resto das vossas vidas”.[:]